A britânica Tahliah Barnett, sob o nome de FKA
twigs, lançou em 2012 e 2013, os EPs “EP1” e “EP2”, que traziam um trabalho
único e diferente de tudo o que ouvíamos nos rádios. Com sua voz angelical, ela
arrebatou a crítica e vários fãs, que ficaram impressionados com seu trabalho
experimental. O mais surpreendente é que, além de uma cantora excepcional,
Barnett é a compositora de suas músicas, além de produtora e dançarina – E que
dançarina! Em 2014, ela veio com seu álbum de estreia, chamado de “LP1”, e
nossa opinião sobre ele você confere agora.
Preface –
A faixa que abre o trabalho é a curta “Preface”, que, como o nome já deixa
explícito, serve como um prefácio do álbum, uma introdução que mostra o que
virá a seguir: Faixas intrigantes e, em sua maioria, diferente de outras
produções que costumamos ouvir. A canção soa como uma cerimônia de iniciação,
onde você é preparado para mergulhar no oceano de emoções e sentimentos pelo
qual twigs te guiará ao longo do álbum. Nota:
8.0/10
Lights On –
A excentricidade da faixa anterior continua na curiosa “Lights On”, onde, sobre
um instrumental minimalista que cresce ao longo da canção, a cantora entoa os
versos sensuais com sua voz mais sensual ainda. A digestão da música é difícil
e ela soa esquisita em uma primeira ouvida, mas é só escutar mais uma vez que
você será arrebatado pelo instrumental curioso e a angelical da britânica. Nota: 7.5/10
Two Weeks –
Em seguida, somos presenteados com o carro-chefe do material. “Two Weeks” é com
certeza uma das faixas mais digeríveis do álbum, com seu R&B eletrônico
menos experimental que o da faixa anterior e uma letra igualmente sensual. O
single ganhou um clipe nada menos que incrível e figurou entre várias listas
dos melhores de 2014. Não é pra menos, já que “Two Weeks” é uma canção sexy e
extremamente envolvente. Nota: 10/10
Hours –
A quarta faixa do disco se inicia com batidas pesadas e descompassadas
contrastando com os vocais frágeis de twigs, que faz uma declaração de amor a
alguém, dizendo que poderia beijá-lo por horas. A voz da cantora é realmente um
destaque da canção, com falsetes quase inacreditáveis e um timbre doce que nos
faz suspirar a cada palavra dita. Nota:
8.0/10
Pendulum
– Uma das faixas mais diferentes do álbum é esta, com suas batidas nervosas e
distantes do resto da música. É impressionante como FKA consegue transmitir
seus sentimentos com a voz de uma forma tão profunda. Aqui o tema abordado é a
solidão e a angústia de tentar ser a pessoa certa para alguém e achar que nunca
é suficientemente boa. Simplesmente fenomenal. Nota: 9.5/10
Video Girl –
Sem as camadas de complexidade da faixa anterior, “Video Girl” é, ainda assim,
uma faixa encantadora. Aqui twigs está furiosa com um alguém que mentiu para
ela, o que fica explícito no refrão. Ao contrário da maioria das faixas já
apresentadas, esta conta com um instrumental bem menos experimental, ora meio
ágil e rápido (nos versos), ora lento e minimalista (no refrão), e ainda há
espaço no final para algo parecido com os ruídos de “Pendulum”. Nota: 9.0
Numbers –
Em “Numbers”, twigs continua com a fúria de “Video Girl”, mas agora ela toma
uma atitude, soando ameaçadora (tonight,
i’ve got a question for you, tonight, do you want to live or die?). O
instrumental carrega um trip-hop frenético e curioso junto a uma bagunça de
sons distintos, dando um efeito mais animado à canção. Nota: 7.5/10
Closer
– A esquisitice de “Numbers” dá espaço a um instrumental mais “digerível”, que
chega a ser até bem dançante. A marca da excentricidade de twigs, no entanto,
fica a cargo dos vocais dela na canção, que parecem um coral e soam distantes e
fantasmagóricos, contrastando com o instrumental mais comercial da canção. Nota: 8.5/10
Give Up
– Flertando com algo mais comercial, “Give Up” tem uma leve influência da trap
music, somados a um arranjo de algo que parece uma flauta, dando um efeito
alegre à faixa. A letra é traz uma twigs otimista, que fala sobre estar ao lado
de alguém o tempo todo e não deixá-lo desistir. Nota: 9.0/10
Kicks –
A canção que fecha o álbum é uma das melhores. Ao longo de aproximadamente
cinco minutos e meio, a cantora nos arremata de um jeito tão forte que é
difícil não apertar o replay depois
de terminar de ouvir esta música. É uma música misteriosa, com suas raízes
fincadas em um R&B viciante mais levado pro trip-hop já experimentado em
outras faixas. “Kicks” encerra o “LP1” com chave de ouro. Nota: 10/10
Resumo
geral: Desde o lançamento do “EP1”, FKA twigs mostrou que não é apenas uma
cantora comum, é uma artista que procura experimentar sons e estilos, mas com
uma identidade própria e única, algo que também é feito pela islandesa Björk. Com
uma videografia invejável, ela tem um estilo para usar como base, sendo este o
R&B, mas não são propriamente ritmos que ela gosta de misturar e sim sons,
no sentido mais literal da palavra. twigs pode transformar um som do cotidiano,
como, por exemplo, o barulho de um pêndulo batendo em uma superfície de madeira,
em uma música. Às vezes, o R&B ou o trip-hop de suas canções é apenas um
detalhe em meio aos outros sons mais experimentais. Depois de dois EPs
incríveis, ela trouxe sua marca para um disco completo, resultando em um dos
melhores discos de 2014.
0 comentários:
Postar um comentário