segunda-feira, 27 de abril de 2015

CRÍTICA: Todo Mundo em Pânico 3 (2003)




Que “Todo Mundo em Pânico 2” decepcionou os fãs do primeiro filme não é novidade, pois, mesmo sendo um bom filme, não tinha a mesma qualidade do original. No entanto, o terceiro filme veio para colocar a franquia de volta no lugar, com um filme engraçado sem tantas piadas idiotas, a adição de novos personagens memoráveis e, como não poderia deixar de ser, novos filmes parodiados.

Cindy (Anna Faris), que agora está loira e mora com o sobrinho meio paranormal, é jornalista e investiga uma fita assassina que mata em sete dias as pessoas que assistem à ela, descobrindo que tudo tem a ver com estranhos sinais na plantação do fazendeiro Tom Logan (Charlie Sheen), os quais se revelam sinais alienígenas.

Como já deu para perceber pela breve sinopse, o filme foca em duas sátiras centrais, de “O Chamado” e “Sinais”. O núcleo do primeiro filme é o de Cindy, enquanto que o segundo é o do fazendeiro Tom e seu irmão. As paródias secundárias são várias, como “Matrix” e “Os Outros”, esta última rende uma das cenas mais absurdas e engraçadas do filme, envolvendo a famosa cena da garota embaixo do lençol, que aqui é o Michael Jackson!

As marcas registradas da franquia são as aberturas, e esta não fica atrás de nenhuma, inclusive, consegue superar ambas as cenas iniciais dos filmes anteriores. Aqui a paródia fica para a cena inicial de “O Chamado”, onde Becca (Pamela Anderson) e Katie (Jenny McCarthy), duas amigas que se encaixam no padrão de loiras peitudas burras, estão assistindo TV e uma delas comenta que assistiu a fita. A cena culmina na morte de Katie, mas não sem antes nos apresentar piadas engraçadíssimas, entre as quais temos a parte em que Becca pergunta se a amiga já ouviu falar de uma famosa fita e Katie descreve o vídeo de sexo da própria Pamela Anderson (!), a cena em que uma delas se desespera e não consegue desligar a TV porque o controle está virado ou quando Becca encontra o cadáver da amiga, cuja cabeça cai no chão e ela continua perguntando “Está tudo bem?”.

Os personagens voltam a ser o ponto mais alto do filme, pois, além de Cindy e Brenda (Regina Hall), somos apresentados a novos personagens interessantíssimos, como George (Simon Rex), um fazendeiro aspirante a rapper, o presidente Baxter Harris (Leslie Nielsen), desastrado e ingênuo, Tia Shaneequa (Queen Latifah), uma vidente, e a hilária dupla – que já mora em nossos corações – Mahalik (Anthony Anderson) e CJ (Kevin Hart), responsáveis por boa parte do humor do novo filme.

As piadas estão tão engraçadas quanto às do primeiro filme, quem sabe até mais, e não são estúpidas como algumas do segundo filme. É impossível não rir na cena da morte de Brenda (Sim, ela morre novamente, mas a franquia “Todo Mundo...” não gosta de seguir a lógica da vida e da morte), em que ela sai no tapa com Tabitha, que parodia a vilã Samara Morgan, ou nos maravilhosos debates filosóficos de Mahalik e CJ sobre ratazanas ou “acordar morto”. Destaque também para a cena do desastroso velório de Brenda, onde temos uma das melhores sequências de comédia do filme, desde o início, com Cody (Drew Mikuska) adivinhando o futuro das pessoas, até o final, quando o cadáver literalmente explode!

O final do filme ainda interliga as duas histórias de um modo extremamente criativo. Os alienígenas não queriam dominar a terra, mas sim matar Tabitha, pois eles também haviam assistido à fita (!). Depois que tudo acaba bem e a garota é jogada de volta ao poço (Graças ao presidente), Cindy e George se casam e o filme termina com Cody sendo atropelado pela segunda vez, inclusive, atropelamentos são uma marca registrada dos finais da franquia, não é mesmo?

A surpresa ao assistir “Todo Mundo em Pânico 3” é inegável, e parece que a saída dos irmãos Wayans do comando foi extremamente saudável para a franquia. Com pouquíssimos pontos negativos, quase nenhum na verdade, a terceira parte se torna ainda melhor que “Todo Mundo em Pânico” e assume a liderança como o melhor filme da série.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...