terça-feira, 14 de abril de 2015

REVIEW: Lorde - Pure Heroine




Lembro-me de quando conheci Lorde, algum tempo antes de ela explodir para o mundo. Seu EP de estreia, “The Love Club”, me fisgou na primeira ouvida e eu fiquei viciado nas músicas por semanas. O tempo passou e quando eu vi que ela havia estourado com seu single “Royals” fiquei extremamente surpreso, acreditando que sua carreira iria alavancar e ela lançaria mais músicas rapidamente, o que realmente aconteceu. Lorde anunciou seu disco de estreia e eu esperei ansioso por cada momento. O álbum foi lançado em 2013, trazendo 11 novas músicas e mais 5 do EP na versão extendida. Vem ver nossa opinião sobre ele!

Tennis Court – Ao começar o “Pure Heroine”, somos agraciados com uma das melhores canções da breve carreira de Lorde. Aqui ela faz uma crítica às pessoas (“Você não acha chato o jeito como as pessoas falam?”) e te convida para fazer parte do grupo dela, onde eles batem papo e são felizes sozinhos mostrando à todas essas pessoas o quão pouco ligam para tudo. A letra é crítica como a maioria das composições da neozelandesa e é bem colocada sobre um instrumental sintetizado com influências do hip-hop. “Tennis Court” ainda tem um dos melhores refrões, não apenas liricamente como também em questão de sonoridade, com destaque para os “yeah” que ela repete ao longo dele com uma voz grave. Nota: 10/10

400 Lux – Anunciada por um som que lembra uma sirene, “400 Lux” começa logo apresenta mais batidas influenciadas pelo hip-hop, mas aqui elas vêm de uma forma mais pesada e obscura. Na segunda faixa do disco, Lorde fala sobre o bairro onde cresceu na Nova Zelândia e como lá não nunca tem nada para fazer, por isso ela procura alguém com quem possa matar o tempo. Nota: 9.5/10

Royals – O single que elevou Lorde até o patamar onde ela está hoje aparece logo no início do disco. O instrumental conta com batidas minimalistas envolvendo sons de estalos de dedo, mas não é esse o seu brilho, e sim a composição lírica. “Royals” carrega uma das melhores letras do trabalho, em que ela e as pessoas do seu círculo (Talvez o grupo apresentado em “Tennis Court”?) não acreditam que um dia possam ser da realeza, ficando satisfeitos apenas em sonhar. Ironicamente, Lorde tornou-se alguém da realeza da música justamente por causa desta canção. Nota: 8.5/10

Ribs – Cheia de sintetizadores e uma tímida batida de electro-pop, “Ribs” tem uma longa introdução com um ar de mistério, mas logo ouvimos Lorde falar sobre seu medo de crescer e ter responsabilidades (“It drives you crazy, getting old”), sentindo saudades de sua infância e pedindo para ter aquela mente novamente. Nota: 8.5/10

Buzzcut Season – Definitivamente um dos maiores pontos altos do disco, “Buzzcut Season” tem uma letra genialmente cheia de metáforas, onde ela relata que vive em um mundo belo e perfeito – em um holograma –, onde tudo está bem, e não quer voltar para a realidade. O instrumental ajuda a dar o clima onírico dá canção, com um clima alegre e leves batidas dream pop. É uma canção arrebatadora, que faz nos sentirmos como se estivéssemos neste mundo dos sonho com ela. Nota: 10/10

Team – O clima alegre de “Buzzcut Season” é engolido pela obscuridade de “Team”, terceiro single do disco. Logo no início, sem instrumental algum, Lorde faz um tipo de ritual de iniciação para o resto da faixa sombria. Depois da repetição dos versos “send the call out”, somos atingidos com força pelas batidas rápidas e pesadas da canção. “Team” é extremamente melancólica, onde a cantora nos diz que vive em um lugar feio, que nunca veremos na TV, que fica sobre os restos dos seus sonhos destruídos. Mas ela não está sozinha. Lorde deixa claro que a decepção chegará para todo mundo, mas para alguns – os que vivem naquela cidade feia – chegou mais cedo (“Todo mundo está competindo por um amor que não irão receber”). Nota: 9.5/10

Glory And Gore – Indo mais fundo no túnel escuro que se iniciou em “Team”, “Glory And Gore” soa ainda mais obscura, quase como um filme de terror em uma música. O hip-hop se mostra ainda mais presente aqui e o tema retratado pela poética letra é a violência e como ela se dá por tão pouco ultimamente. Lorde trata a vida como uma guerra, onde a glória vem junto com o sangue. Nota: 9.5/10

Still Sane – A melancolia e obscuridade continua a permear o álbum, mas agora a cantora traz uma letra que descreve seus sentimentos relacionados à fama repentina que ela conseguiu. Ela diz que está no começo, mas já está chegando até a coroa. Mesmo assim, ainda é a mesma pessoa de sempre e continua sã, mostrando que a fama ainda não subiu à sua cabeça, pois ela ainda não pegou o jeito (Not in the swing of things yet). Nota: 8.5/10

White Teeth Teens – Finalmente podemos ver uma luz no fim do túnel escuro e, depois de três faixas sombrias, o álbum volta a ganhar a áurea alegre de “Buzzcut Season”, mas não o mesmo conteúdo lírico. Como em “Royals” e “Tennis Court”, aqui Lorde volta a criticar a futilidade das pessoas – Retratadas nessa canção como adolescentes de dentes brancos – e como alguns grupos se acham melhores que outros. O modo como ela canta e o clima animado da música, que sai um pouco das influências urban e hip-hop e parte para um indie-pop levado para o blues, dão a impressão de que Lorde está atrás de uma janela apenas zombando dessas pessoas. Nota: 9.0/10

A World Alone – Fechando com chave de ouro a versão normal do disco, Lorde nos apresenta “A World Alone”, a faixa mais longa do álbum e com certeza uma das melhores. A guitarra melódica e o instrumental trip-hop da faixa, somados aos “Uuuuh” que ela canta ao longo da canção dão um ar incrível de liberdade e satisfação. Dá vontade de pegar um carro conversível e viajar por uma estrada longa e deserta ouvindo isso aqui, sem ligar para nada e com um grande sorriso no rosto. Aliás, a letra fala justamente sobre isso, “não ligar para nada”. Lorde já cansou de criticar as pessoas, agora ela quer é que elas se explodam, não dando a mínima para o que falam, e isso fica claro em muitos pontos ao longo da faixa, que termina com um “deixe-as falar”. “A World Alone” é uma música para se sentir bem. Nota: 10/10

No Better – Abrindo a versão estendida (No caso, deluxe) do álbum, temos uma produção do Diplo. O hip-hop que é base para a maioria das faixas do álbum aqui é turbinado com elementos de trap music característicos do produtor, mas a letra continua um ponto forte. “No Better” é alegre e sombria ao mesmo tempo. Lorde relata seus dias de verão, onde ela curtia ao lado de seu amado e os dois se divertiam, mas de acordo com ela, os dias passaram a ficar mais frios e os dois não são mais como antigamente (And you’re no better at swimming than you were in the beginning), por isso ela recomenda que ele viva sua vida e se divirta, porque mais tarde aquilo vai derrubá-lo. Nota: 9.0/10

Bravado – Assim como o smash hit “Royals”, “Bravado” já era conhecida pelo EP “The Love Club” e é bom saber que, mesmo depois de Lorde lançar um álbum, esta continuar sendo a melhor faixa da carreira dela (Ao lado de “Tennis Court”). “Bravado” é obscura, pesada e grandiosa, muito grandiosa, até em sua letra (Eu fui criada para ser admirada e notada) utilizando batidas rápidas, tímidos sintetizadores e um poderoso coral ao fundo. Os “Ooh ooh” que ela entoa junto ao coral são extremamente arrebatadores e a melhor parte da grande canção com certeza. Merecia ser lançada como single muito mais do que “Royals”, que desperdício. Nota: 10/10

Million Dollar Bills – A já conhecida de longa data “Million Dollar Bills” é o ápice da animação do disco. O início da canção já nos apresenta uma melodia extremamente cativante, mas é só esperar poucos segundos depois para ficar maravilhado com as batidas influenciadas pelo dancehall, com tambores e uma pegada um pouco tribal. A letra é uma das mais simples da cantora, e a música, infelizmente, é muito curta, mas é suficiente para a adicionarmos na playlist de canções para dançar, que com certeza não deve possuir muitas faixas da Lorde. Nota: 9.5/10

The Love Club – A faixa-título do EP de Lorde é uma música curiosa. Com uma carga de ironia (Reforçada pelo instrumental alegre), ela nos conta que entrou no clube que dá nome à canção, mas não o descreve como um lugar bom. Se sente presa lá e quer sair, mas no refrão nos convida a participar, dizendo que tudo vai brilhar para nós (A parte em que a ironia aparece). É como se ela relatasse sua vida escolar, em que ela era uma garota que não se encaixava em nenhum grupo e por isso tentou entrar em um (O Clube do Amor), o que não deu certo, já que ela se sentia como uma estranha. “The Love Club” é, simplesmente, uma faixa sobre adolescência. Nota: 8.5/10

Biting Down – Talvez a música mais profunda e enigmática da carreira de Lorde, “Biting Down” é obscura e possui batidas um pouco descompassadas, mas o que chama realmente a atenção é sua letra. Ao longo de um pouco mais de três minutos, ela fala algumas frases aparentemente sem sentido, enquanto também fica repetindo o verso “it feels better biting down” (Isso parece melhor mordendo). A própria Lorde disse, em uma entrevista, que ninguém sabe realmente o que ela quis dizer com a letra desta canção, mas a cantora explicou dizendo que é sobre pequenos momentos de intensidade que te ajudam a compreender algo maior. É praticamente a versão musical de “Donnie Darko”. Nota: 9.0/10

Swingin Party – Retomando o minimalismo de “Ribs” (Inclusive, em questão de sonoridade, tudo aqui é bem parecido com a quarta faixa do disco), “Swingin Party” dá espaço para a voz de Lorde brilhar, e realmente, a performance vocal dela está impecável aqui. Vale ressaltar que a canção é, na verdade, um cover da banda The Replacements. Uma ótima forma de se despedir do disco. Nota: 7.5/10


Resumo geral: Com seu magnífico álbum de estreia, Lorde expande seus horizontes e mostra o quão enorme é o seu talento não apenas com a voz, mas também compondo (Talvez um dos motivos seja o fato de que ela é filha de uma poetisa). “Pure Heroine”, assim como também fez o EP “The Love Club”, nos apresentou uma garota com atitude e opinião própria que ainda tem muito a oferecer. O álbum possui letras maduras, sonoridade peculiar e uma atmosfera envolvente, costurados perfeitamente sem que haja uma canção sequer deslocada da proposta do álbum. Tudo beira a perfeição. A neozelandesa nos entregou uma obra-prima maravilhosa, um álbum que deve ficar marcado por muito tempo como um dos grandes discos da década. Lorde é um sopro de originalidade na música atual. Diferente, talentosa e com uma maturidade impressionante para alguém de 18 anos, ela nos mostra que ainda tem muito a oferecer. Ela já anunciou que está trabalhando em seu segundo álbum de estúdio e nós não poderíamos estar mais ansiosos.

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2 comentários:

  1. Olá! Estou admirado com a forma que consegue decifrar as letras das canções e tirar conclusões sobre elas. Meus parabéns! Qual o segredo pra fazer isso tão bem?

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  2. Thanks for the wonderful informations regarding ,White Pure Heroin, we have interesting article which can help provide you and your audience with more insight and informations about the above mention,everything you need to know, thanks again


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